Transmissão de Titularidade

Sempre que um animal de companhia é cedido ou doado é necessário comunicar essa alteração ao SIAC

Seja qual for o motivo da transmissão de um animal (adopção, cedência, venda, falecimento do titular, etc,) é obrigatório comunicar essa transmissão de titularidade junto do SIAC.

A transmissão de titularidade é um dever do titular registado no SIAC e deve ser comunicada no prazo de 15 dias.

Como efectuar a transmissão de titularidade?

Se optar por efectuar a transmissão por esta via:

1

Descarregue o documento de transmissão de titularidade, preencha e assine. Deve ter em atenção que todos os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

2

Digitalize o documento de transmissão preenchido e os documentos de identificação de ambos os intervenientes (atual e novo titulares).

3

Clique no botão "Efetuar transmissão de titularidade" para poder dar início ao processo e submeter o pedido.

Outras formas de efetuar a transmissão de titularidade:

Através do SIAC Titulares

A transmissão de titularidade poderá ser realizada através do SIAC TITULARES recorrendo, para tal, ao uso de chave móvel digital ou de leitor de cartões de cidadão. Para efetuar a transmissão por esta via não é necessário anexar qualquer tipo de documentação, sendo apenas necessário que ambos titulares (atual e novo) acedam ao SIAC TITULARES , que o atual titular transfira o animal para o novo titular e que este aceite a transmissão do animal. Para aceder, efectue login aqui ;

Através do Médico Veterinário

A transmissão de titularidade poderá ser efetuada junto de um Médico Veterinário, mediante o preenchimento do documento de transmissão de titularidade.

Na sua Junta de Freguesia

A transmissão de titularidade poderá ser efetuada na Junta de Freguesia do novo ou antigo titular, mediante o preenchimento do documento de transmissão de titularidade. 

Não foram encontrados resultados

Documento de transmissão

Documento de falecimento

documento por morte do titular